PARCEIROS TÉCNICOS

Projeto Bicudo


A Abapa, em parceira com as coordenadoras e executoras do projeto, a Fundação Bahia e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), apóia a implementação do “Projeto Bicudo”. Este programa consiste em ações de fiscalização e recomendações técnicas para retardar o desenvolvimento e crescimento da população do bicudo na região.


S.A.I. Sistema Abrapa de Identificação


Sendo vinculada à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Abapa lidera e coordena na Bahia a execução do programa S.A.I., criado pela Abrapa, que tem como objetivo principal identificar e rastrear, fardo a fardo, o algodão comercializado no Brasil. Isto é feito através de etiquetas com código de barras. O S.A.I. traz vários benefícios, dentre eles, a garantia da qualidade do produto até o seu destino final, reduzindo também os roubos.


O programa S.A.I. já conta com a adesão de 95% das indústrias de beneficiamento instaladas na Bahia. A Abapa trabalha para que, nas próximas safras, a identificação com código de barras atinja 100% da produção dos fardos de algodão.


Pró Algodão


Dia de Campo de algodão


A Abapa, em conjunto com a Fundação Bahia e outras instituições da cadeia produtiva do algodão no estado, realiza anualmente o Dia de Campo do Algodão. Este evento tem como principal objetivo difundir informações sobre as melhores e mais modernas técnicas produtivas de algodão, sendo, desta forma, uma excelente oportunidade de reunir, em um único local, todas as informações que os produtores precisam para garantir uma boa safra. Na ocasião, são divulgados os resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão rural da Fundação Bahia e da Embrapa Algodão.